Pular para o conteúdo principal

PRÊMIO LITERÁRIO ACEESP



Prêmio Literário ACEESP
Crônica, Poesia e Redação
Tema: A Copa do Mundo Brasil 2014

“O esporte é um motor para a reconciliação e a mobilização. É um dos pilares para a cultura de paz. “
Irina Bokova
Diretora-Geral da UNESCO 

Uma iniciativa da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, em parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, ACEESP, e com a Adesão do Panathlon International.
Objetivo:
 - Incentivar o pensamento criativo,  a  difusão da pesquisa entre os alunos das Escolas da Cidade-Sede São Paulo,  e dos demais municípios do Estado de São Paulo,  fomentando  a produção de texto através da reflexão sobre o legado humanitário da Copa do Mundo no Brasil.

O Padrinho Oficial do Prêmio Literário ACEESP:

VITAL BATTAGLIA
É bacharel em Direito, jornalista profissional desde 1962.
Vital Battaglia iniciou a carreira no Jornal Última Hora, foi um dos fundadores de Notícias Populares. Em 1965, transferiu-se para o Jornal da Tarde, do qual também foi fundador e lá exerceu as funções de Repórter Especial, Editor de Esportes, e Editor de Projetos Especiais.
Atuou como   Diretor de Esportes da TV Record (1978), e  Comentarista da Jovem Pan.
Dirigiu a redação dos Jornais A Gazeta Esportiva – A Gazeta (1992/1996).
Em 1990/91 ocupou o cargo de  Assessor de Imprensa da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol.  Em 1998 criou o site Olé.
Como profissional do jornalismo, conquistou os seguintes Prêmios ESSO de Reportagem:
O Casamento de Pelé -1966
Juiz ladrão e herói – 1968
As aventuras de um rei de futebol – 1973
Cobertura da Copa do Mundo – 1978
Cobertura da Copa do Mundo – 1986
Informação Econômica: Os 20 anos do BNH – 1984
Informação Científica: O primeiro transplante de coração na América do Sul – 1967
Reportagem Geral: As tragédias de Caraguatatuba – 1967
Incêndio no Joelma – 1974

O Tema do Prêmio Literário ACEESP:
 "A Copa do Mundo Brasil 2014"
O Concurso Cultural Prêmio Literário ACEESP almeja ainda celebrar a contribuição da Copa do Mundo para o desenvolvimento humanitário da juventude do Brasil sob a temática da cooperação cultural e esportiva. É destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio, na faixa etária de 11 a 17 anos, da Cidade-Sede São Paulo e dos demais municípios do Estado de São Paulo. Os estudantes poderão participar enviando suas crônicas, poesias e redações, acompanhadas de ficha de inscrição, disponível no site www.aceesp.org.br   impreterivelmente até 15 de julho de 2014. (Data da Postagem)
As crônicas, poesias e redações deverão ser inéditas, criativas e de acordo com o vocabulário da língua portuguesa. Cada participante poderá apresentar um texto por categoria, digitado, impresso em papel tamanho A4, branco, em fonte Arial, tamanho 12, de um só lado da folha, com no mínimo, 02 (duas laudas).
Os textos  poderão ser enviadas para:
Prêmio Literário ACEESP
Av. Paulista, 807 – 9º andar conjunto 904 – São Paulo – SP Cep: 01311-100

A Premiação
A seleção dos melhores textos obedecerá aos seguintes critérios: criatividade, originalidade, internacionalidade e uso correto da língua portuguesa.
Os textos encaminhados à Coordenação do Concurso Cultural não serão devolvidos aos participantes. 

Prêmios:
Categoria Crônica
1º lugar: Troféu e Placa Comemorativa
2º lugar: Troféu e Placa Comemorativa
3º lugar: Troféu e Placa Comemorativa

Categoria Poesia
1º lugar: Troféu e Placa Comemorativa
2º lugar: Troféu e Placa Comemorativa
3º lugar: Troféu e Placa Comemorativa

Categoria Redação
1º lugar: Troféu e Placa Comemorativa
2º lugar: Troféu e Placa Comemorativa
3º lugar: Troféu e Placa Comemorativa

A entrega dos Prêmios para os Vencedores, Troféu (1º ao 3º lugar) e de Placa Comemorativa para as Escolas dos Alunos Vencedores, acontecerá em agosto de 2014 na sede da ACEESP em São Paulo.
Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Literário ACEESP:
Luiz Ademar Campos
Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo
Membros da Comissão Julgadora do Prêmio Literário ACEESP:
Erick Castelhero
Ana Marina Maioli
Jam Pawlak
Ayr Quaglio
Coordenação Geral do Prêmio Literário ACEESP:
Ana Marina Maioli & Jam Pawlak

Adesão: 
Panathlon International

O Panathlon surgiu em Veneza, na Itália, no dia 12 de julho de 1951, por iniciativa do Cel. Mario Viali e tem como lema os seguintes dizeres: "Ludis Iungit", que significa: "O Esporte Une".
Atualmente existem 300 clubes em todo o mundo; reconhecendo a sua importância, o Comitê Olímpico Internacional (COI), considera o Panathlon International como Órgão Consultor. No Brasil, são aproximadamente 19 clubes em atividade no momento.  
Conhecido como o Senado do Esporte, o Panathlon International tem como normas:
- A afirmação dos ideais esportivos e de seus valores morais, como instrumento de solidariedade entre os homens; apoio às autoridades esportivas, visando estimular e desenvolver o desporto sem interferência na organização e administração de entidades correlatas; estreitamento das relações de amizade entre sócios e o perfeito entendimento com todos aqueles que, vinculados ao esporte, cultivam o ideal esportivo; conhecimento, debate e divulgação inerentes ao esporte.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Art For Peace - Campanha Educativa 2018

Art For Peace com Julia Mikita.  O Clube Sadako Sasaki da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, instituição voltada para a cultura de paz, difusão da literatura e educação ambiental, está lançando em 2018 a campanha educativa: Art For Peace,  com o  objetivo de inserir a cultura de paz como instrumento de mobilização socioambiental entre as crianças, os adolescentes e os jovens do século XXI, através da realização de oficinas de origami,   da promoção de debates e mostras de cinema ambiental com foco na  temática da sustentabilidade e do entendimento global,  almejando sempre conscientizar as futuras gerações sobre a ameaça das armas nucleares. Atualmente, as nações nucleares possuem armas nucleares suficientes para aniquilar toda a vida do Planeta Terra centenas de vezes. A campanha educativa  Art For Peace, realizará ainda Intervenções Urbanas com a participação especial das meninas do Clube Sadako Sasaki, voltadas para a Preservação da Vida no Planeta

Crane Heart GYSD 21 Brazil

  Crane Heart GYSD21 Brazil   Crane Heart is an online activity aimed at youth in order to share the art of origami, and meditation for the health of all people on Planet Earth, at the Global Youth Service Day 21, through the YouTube Channel Studio Julia Mikita.   The young origami designer and President NGO ONH-U Brazil Julia Mikita will present a video workshop in which she will share the art of folding the Crane Heart, and the blue meditation alluding to Earth Day. Julia Mikita, é a atual Presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U Brazil, e está representando os jovens voluntários do Brasil na incrível jornada do Global Youth Service Day 21. Mensagem da Presidente da ONH-U Brazil: "Eu tenho a honra de apresentar a ação da minha ONG intitulada Crane Heart, diretamente da cidade de Ribeirão Preto, do Estado de São Paulo, do Brasil, da América do Sul. Crane Heart  é uma atividade online direcionada para a juventude com o intuito de compartilhar a arte do or

Cartas para Marie Curie: livro para ouvir...

Livro para ouvir Selo ONHU Brazil Em 2013, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, está finalizando o projeto cultural sem fins lucrativos, Cartas para Marie Curie, Tributo ao 100º Aniversário do Prêmio Nobel em Química para Maria Sklodowska-Curie, celebrado em 2011 no Brasil e no exterior. O concurso cultural "Cartas para Marie Curie" promovido pela Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, compartilhou o legado de Marie Curie entre a juventude do Brasil, visando  popularizar a contribuição da Mulher para a Ciência. A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, recebeu mais de duas mil cartas de todo o país, cartas inéditas, criativas  e solidárias,  com relatos dos estudantes do Brasil sobre suas vidas, sobre a vida e a obra de Marie Curie,  e de como a história de Marie Curie afetou suas vidas  na atualidade. A história de Marie Curie encantou a juventude  do Brasil de tal forma, que um grupo de jovens de São Paulo,  mobi